Menor temperatura do ano e 15 estações com números negativos: terça-feira tem recordes de frio
Das 48 estações do Simepar, 43 atingiram a menor temperatura de 2025 até o momento, e em 41 delas a sensação térmica foi negativa.

Quinze estações do Sistema de Tecnologia e Monitoramento Ambiental do Paraná (Simepar) e mais quatro do Instituto Nacional de Meteorologia (INMET) registraram temperaturas negativas no Paraná no amanhecer desta terça-feira (24). Das 48 estações do Simepar, 43 atingiram a menor temperatura de 2025 até o momento, e em 41 delas a sensação térmica foi negativa.
As temperaturas mínimas começaram a aparecer no fim de segunda-feira. Ao invés de serem no amanhecer, foram no último horário, às 23h45. Cruzeiro do Iguaçu (6,4°C), Foz do Iguaçu (3,2°C), Laranjeiras do Sul (2°C), distrito de Horizonte em Palmas (-1,7°C), Pato Branco (0,9°C) e Candói (5°C) chegaram a atingir as menores temperaturas de 2025 até aquele momento.
“Com a chegada de uma massa de ar polar no Sul do País, entre o final da tarde à noite de segunda-feira, as temperaturas apresentaram uma queda brusca em toda a região Sul durante a madrugada desta terça-feira. No Paraná, o amanhecer foi gelado em todas as regiões, mas o destaque fica para as cidades da metade Sul do Estado”, ressalta Paulo Barbieri, meteorologista do Simepar.
A menor temperatura de todas foi no distrito de Horizonte, em Palmas, que registrou -5,2°C. Três cidades tiveram a menor temperatura desde a instalação das estações meteorológicas do Simepar no local: Laranjeiras do Sul registrou -2°C (a mais baixa desde 2018), e Santa Maria do Oeste e Candói, que tiveram as medições iniciadas em 2023, registraram -1,6°C e 2,2°C, respectivamente. A temperatura mínima mais alta foi em Paranaguá, com 10,1°C.
Todas as estações do Simepar, com exceção de Cambará, Cerro Azul, Guaratuba, Guaraqueçaba, e Santo Antônio da Platina, registraram a menor temperatura de 2025 até o momento nesta terça-feira, superando a onda de frio anterior, que ocorreu entre 29 e 30 de maio, e as marcas da noite de segunda-feira.
Em Curitiba, os termômetros registraram 1,2°C. A sensação térmica na Capital foi de -5,5°C.
Outras cidades tiveram sensação térmica muito baixa, como é o caso de:
Cascavel (-8.1°C),
Distrito de Entre Rios, em Guarapuava (-6.9°C),
Fazenda Rio Grande (-5.9°C),
Guarapuava (-6.0°C),
Lapa (-5.3°C),
Laranjeiras do Sul (-6.4°C),
Palmas (-7.6°C),
Distrito de Horizonte, em Palmas (-13.1°C),
Santa Maria do Oeste (-6.9°C),
Pato Branco (-5°C).
Nesta terça-feira o sol predomina no Estado, porém as temperaturas não devem subir. “Já para a quarta-feira, a presença desta massa de ar polar se mantém sobre o estado, mantendo o tempo estável, com o sol predominando, porém, devemos ter novamente um amanhecer bastante gelado em todo o estado, com temperaturas negativas sendo registradas em diversos municípios, novamente na metade sul do estado”, afirma Barbieri.
Na quarta há previsão de geada forte no Centro-Sul, e Sudoeste (regiões de São Mateus do Sul e União da Vitória). As temperaturas ainda seguem baixas, com 0°C na maioria dos municípios, mas com registros negativos mais de forma pontual, especialmente nas regiões de Pato Branco, Palmas, General Caneiro, Guarapuava, Palotina, Assis Chateaubriand e Cascavel.
Na quinta-feira e na sexta-feira o frio diminui um pouco e o tempo segue instável, com baixa amplitude térmica, principalmente na metade Sul paranaense. Pode ocorrer chuva a qualquer hora do dia com alguns momentos de melhoria, e muita nebulosidade. Estão previstas tempestades localizadas e os maiores acumulados de chuva devem ocorrer no Oeste e Sudoeste do estado. Na faixa Central do estado também podem ocorrer acumulados de chuva por volta de 50 mm e nas áreas de divisa com Santa Catarina, acumulados de 80 mm.
No final de semana, com avanço de uma nova frente fria, as temperaturas serão próximas a 0°C ou temperaturas negativas novamente, principalmente na metade sul paranaense e no domingo.
Como o sistema atmosférico tem alterações constantes, a previsão indicada no site da Simepar pode sofrer alterações.
CONFIRA A LISTA DE ESTAÇÕES QUE REGISTRARAM TEMPERATURAS MÍNIMAS NEGATIVAS NESTA TERÇA-FEIRA:
ESTAÇÕES DO SIMEPAR
- Assis Chateaubriand: -0,6°C
- Campo Mourão: -0,7°C
- Cascavel: -2,4°C
- Foz do Iguaçu: -0,6°C
- Francisco Beltrão: -1,8°C
- Distrito de Entre Rios, em Guarapuava: -2,8°C
- Irati: -1,1°C
- Lapa: -0,4°C
- Laranjeiras do Sul: -2,0°C
- Distrito de Horizonte, em Palmas: -5,2°C
- Palmas: -3,5°C
- Palotina: -1,1°C
- Pinhão: -2,3°C
- Santa Maria do Oeste: -1,6°C
- Toledo: -1,8°C
ESTAÇÕES DO INMET
- General Carneiro: -4,1°C
- São Mateus do Sul: -1,4°C
- Planalto: -0,5°C
- Dois Vizinhos: -0,5°C
Fonte: AEN / SIMEPAR
