Granizo e ventania: temporais previstos para sexta devem atingir grande parte do Paraná

5 de novembro de 2025

As chuvas continuam intensas nesta primavera no Paraná. Novos temporais foram registrados nesta quarta-feira (05) e, após uma rápida trégua na quinta-feira (06), a chuva deve retornar com força na sexta-feira (07) e no sábado (08) em várias regiões do Estado, de acordo com o Sistema de Tecnologia e Monitoramento Ambiental do Paraná (Simepar).


Nesta quarta-feira um sistema de baixa pressão causou rajadas de vento de 91,8km/h às 3h30 em Altônia, e de 82,4km/h às 3h em Guaíra. Até as 11h, o volume de chuva já havia ultrapassado os 30 mm em cidades como Apucarana, Altônia e Guaíra. 


Por conta do alto volume de chuvas desde o fim de semana, além de Cianorte, Santa Helena e Campo Mourão, que já haviam superado a média histórica de chuva para o mês nos dois primeiros dias, outras duas estações meteorológicas do Simepar atingiram a média de chuva para novembro: em Cândido de Abreu o acumulado médio de chuva em novembro é de 125 mm, e em novembro de 2025 até o momento já choveu 155 mm, e em Ubiratã a média é de 104,8 mm, e acumulado em novembro de 2025 até o momento foi de 108,6 mm.


As instabilidades desta quarta-feira vão perdendo força ao longo do dia. Na quinta-feira (06) o tempo fica um pouco mais estável, com previsão apenas de chuvas ocasionais e fracas na região Leste, com trovoadas pontuais ao longo da tarde no Noroeste e no Norte. 


Na sexta-feira (07), entretanto, as chuvas voltam com intensidade ao Paraná. O boletim meteorológico do Simepar atualizado nesta quarta-feira em parceria com a Defesa Civil prevê uma área maior em atenção no Oeste, Noroeste, Sudoeste e parte do Norte do Estado. 


Tempestades severas entram primeiramente entre o Sudoeste e Oeste no início da tarde, e se espalham para as demais regiões ao longo da tarde e noite. Poderão ocorrer fortes rajadas de vento, precipitação de granizo, muitas descargas elétricas e chuva pontualmente acima dos 50 mm a 60 mm em curto espaço de tempo.


O Simepar segue monitorando a situação e os alertas são enviados para a população pela Defesa Civil. Os alertas vigentes podem ser acessados em https://www.defesacivil.pr.gov.br/alertas-vigentes.


Os paranaenses também podem receber no próprio celular alertas e informações da Defesa Civil do Paraná sobre risco de mau tempo na sua região: basta enviar um SMS com o CEP da região para o número 40199. A Defesa Civil responde com mensagem de confirmação do cadastro e a partir deste momento a pessoa passa a receber alertas periódicos sobre as situações de maior gravidade no local indicado.


ÚLTIMA CHUVA – De acordo com o mais recente levantamento da Defesa Civil Estadual, da manhã desta quarta-feira (5), foram 16,3 mil telhas distribuídas para seis municípios: Barbosa Ferraz, Bom Sucesso, Cambira, Jandaia do Sul, Pitangueiras e Quinta do Sol. O órgão mantém um estoque com cerca de 100 mil telhas em seu Centro Logístico, em Curitiba, para atender rapidamente as cidades em casos de desastre. Mais 50 mil unidades devem ser adquiridas para reforçar o estoque.


Para garantir o pronto atendimento à população afetada, o governador Carlos Massa Ratinho Junior autorizou, na segunda-feira, o repasse de R$ 50 milhões do Tesouro Estadual ao Fundo Estadual para Calamidades Públicas (Fecap) para auxílio aos municípios atingidos. O fundo, criado em 2023, já destinou R$ 61,2 milhões a 102 municípios desde sua implantação e também pode ser usado em ações de prevenção e mitigação de riscos.

📆Como fica o tempo durante a semana


Nesta tarde e noite de quarta-feira (5), o tempo segue instável no Paraná, com ocorrências pontuais, principalmente no centro-sul do estado, entre municípios da faixa oeste e leste. O tempo segue com sensação de abafamento, em virtude da oferta de umidade e na presença de Sol, o que induz elevação das temperaturas.


Na quinta-feira (6), a chuva volta a diminuir no Paraná. Chuvas de intensidades fracas deverão ser registradas pincipalmente entre a RMC e o litoral, devido a mudanças na direção dos ventos que sopram do quadrante sudeste. Entre o noroeste e norte, áreas próximas à divisa com SP e MS, não se descarta alguns registros de chuvas isoladas no período da tarde com trovoadas pontuais. Ao contrário da quarta-feira, as temperaturas se elevam no interior do estado e apresentam uma queda entre a RMC e o litoral.


Na sexta-feira (7), os índices de instabilidade voltam a se elevar de forma significativa, com potencial para tempestades com raios, rajadas de vento, eventual queda de granizo e chuva intensa em todo o estado do Paraná.

 

No sábado (8), as instabilidades atuam mais na faixa norte, com deslocamento para São Paulo.

 

A partir de domingo (9), a estabilidade atmosférica volta a predominar em boa parte do Paraná, com a redução significativa das áreas de instabilidade e predomínio de tempo firme. A exceção se dá na faixa leste, em função da circulação marítima, que mantém o dia com nuvens e chuviscos ocasionais.

 

O retorno de condições favoráveis à ocorrência de eventos meteorológicos significativos é previsto apenas a partir da quarta-feira (12).  


Veja, abaixo, a previsão do tempo para o Paraná divulgada pelo Simepar.


Fonte: TV Entre Rios com AEN e Simepar


⛈️ Previsão do tempo por região para o Paraná

  • Quarta-feira, 5 de novembro
  • Quinta-feira, 6 de novembro
  • Sexta-feira, 7 de novembro

PREVISÃO DO TEMPO PARA ENTRE RIOS DO OESTE

 Foto: Reprodução/Simepar 


Compartilhar


21 de dezembro de 2025
Entre as ações previstas estão o reforço do efetivo policial, patrulhamentos constantes, atuação integrada com outros órgãos públicos e respostas rápidas às ocorrências.
19 de dezembro de 2025
O contrato foi celebrado entre a concessionária e a União em 2008 e é reajustado anualmente. Confira a taxa de pedágio por categoria de veículo.
19 de dezembro de 2025
É um dos maiores encontros do Brasil voltados ao esporte como ferramenta de transformação social, econômica e educacional.
Mostrar mais notícias